O SISEL – Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas realizou-se pela primeira vez em 2010 e se encontra na quarta edição. Desde a segunda edição, em 2012, em Belém, tem sido um evento internacional, e na terceira edição, em 2013, em Castanhal, tomou-se a decisão de torná-lo itinerante. Essa decisão resultou da vontade de seus realizadores de descentralizar o evento, andando na contramão do movimento histórico que força a saída do interior rumo à capital, bem como da tentativa de estabelecer parcerias impulsionadas pela própria itinerância do evento.
O SISEL tem por característica propor um tema e pedir que seus participantes procurem articular os trabalhos a ele. Nesta edição, sendo recebido no seio de um evento mais amplo, que envolve todas as áreas da formação em Letras, o tema é uma pergunta que se lança ao próprio anfitrião – ele mesmo um curso de Letras jovem, em uma universidade jovem, que vive o momento importante de poder definir-se e projetar seu próprio futuro a partir das decisões tomadas no presente.
O SEALL – Seminário de Ensino-Aprendizagem de Línguas e Literaturas é um evento acadêmico-científico, que tem por foco contemplar aspectos relativos às áreas de Linguagem e de Ensino de Línguas e de Literatura de expressão portuguesa e inglesa visando compreender a dinâmica e os desafios que a Universidade vem enfrentando, atualmente, no estabelecimento de ações didático-pedagógicas em um contexto específicos de ensino que se expressa pela heterogeneidade linguística, literária, econômica, social e cultural como é o caso do interior da Amazônica e mais especificamente a região do Sul e Sudeste do Pará. É uma das características do evento fomentar a discussão entorno da divulgação e da produção científica, acadêmica, técnica e cultural, além da interação dialógica envolvendo acadêmicos em formação, profissionais da Esfera Acadêmica, em especial os docentes do ensino de linguagens, e da Educação Básica.
O SEALL vem sendo realizado pela Faculdade de Estudos da Linguagem (FAEL-UNIFESSPA) Campus de Marabá desde 2004, e tem se proposta a cada ano, a reafirmar o tripé ensino, pesquisa e extensão como eixos indissociáveis em suas múltiplas possibilidades na produção do conhecimento e numa maior aproximação com o mosaico social. Neste sétima edição, o evento soma-se ao SISEL na proposta de problematizar a construção de conhecimentos nas licenciaturas considerando-se a importância das Universidades em seus contextos multi, pluri e transdisciplinar e a sala de aula como espaço de construção, elaboração e reelaboração do papel docente.